- Página Inicial
- ESG no Setor de Supermercados
ESG no Setor de Supermercados
Tenho notado que no setor supermercadista brasileiro, práticas sustentáveis e ações responsáveis estão se tornando uma prioridade. As iniciativas ESG (Environmental, Social, and Governance) mostram-se essenciais para as operações das empresas, refletindo o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, o bem estar social e uma governança transparente. Essas ações são variadas e vão desde a reciclagem de resíduos e a doação de alimentos até programas de capacitação de colaboradores e apoio à saúde mental.
Uma prova da preocupação das empresas é o estudo da KPMG e Abras, que aponta que 81% das empresas do setor man- têm projetos de doação de alimentos perecíveis para grupos vulneráveis. Além disso, hipermercados e contêineres lideram com 100% dos projetos voltados à saúde e segurança dos funcionários. Esses dados nos mostram a importância de investir em políticas ESG e de criar um ambiente de trabalho mais saudável e seguro. Na Rede Uniforça, por exemplo, temos abraçado essa jornada com diversas iniciativas em várias frentes. Nosso trabalho abrange A Rede Uniforça se compromete a liderar pelo exemplo, com ações concretas desde a conscientização sobre saúde mental e doenças autoimunes até segurança do trabalho e compreensão sobre autismo. Além disso, promovemos educação financeira, igualdade racial e religiosa, combatemos a violência de gênero, e realizamos ações de prevenção ao suicídio e câncer de mama. Para fortalecer essas iniciativas, a Uniforça estabeleceu a Academia Uniforça, que capacita nossos colaboradores, e mantemos um plantão psicológico para dar suporte emocional. No campo ambiental, investimos na reciclagem de óleo de cozinha e na gestão de resíduos, com a reciclagem de plásticos e papelão. Entretanto, a maturidade do setor sobre ESG ainda apresenta desafios. É essencial que o setor supermercadista continue a evoluir em suas práticas ESG.
A Rede Uniforça se compromete a liderar pelo exemplo, implementando ações concretas que beneficiem não apenas nossos colaboradores, mas também a comunidade e o meio ambiente. Acreditamos que, ao fazer isso, não apenas atendemos às expectativas de nossos clientes, mas também contribuímos para um futuro mais sustentável e equivalente para todos.
Léa Porto é vice-presidente da Rede Uniforça